fbpx
Criança no dentista.

Escrito por Dra. Soraia Oliveira

Médica dentista com prática clínica em ortodontia e odontopediatria. Certificação Invisalign e certificação Myobrace.

11/01/2019

Vigilância na gravidez

A consulta de medicina dentária na gravidez envolve ainda hoje uma quantidade de mitos sem qualquer fundamento científico. Desmistificamos os principais. Vigilância na gravidez, é essencial.

De um modo geral, a maioria dos tratamentos dentários podem ser efetuados durante o período de gestação. É um simples facto de risco/benefício que deve ser tido em conta; se há infeção, há necessidade de tratamento; se não há infeção e a paciente quer corrigir a sua posição dentária com aparelho ou branquear os dentes pode-se esperar o nascimento do bebé. O segundo trimestre é a fase mais tranquila para a consulta dentária, mas em caso de urgência, não há restrições para nenhum trimestre.

As alterações hormonais na gravidez desencadeiam mudanças na cavidade oral embora a sua maioria retroceda naturalmente após o parto. Uma higiene oral adequada oferece benefícios diretos para a mamã protegendo o seu bebé de eventuais infeções. Uma das evidentes alterações que ocorre durante a gravidez é o aumento da reação inflamatória das gengivas – gengivite gravídica- facilitada pelo aumento hormonal de estrogénio e progesterona. Gengiva que causa dor e sangramento fácil é comum. Manter os dentes bem limpos, em particular na linha da gengiva previne este problema. Evite a ingestão de alimentos como açucares e bebidas com gás; prefira iogurtes, frutos ou legumes frescos. Algumas mulheres podem ainda desenvolver granuloma piogénico, uma lesão benigna que dependente da sua localização e sensibilidade pode ser mantido ou removido através de uma cirurgia simples.

O refluxo gástrico ocorre com maior frequência em algumas grávidas, por isso, deve haver a orientação de realizar bochecho de água em casos de regurgitação e, após determinado tempo, realizar a escovagem dentária. É verdade que infeções e processos inflamatórios de origem dentária podem influenciar acontecimentos menos positivos durante a gravidez, tais como, partos prematuros e pré-eclâmpsia.

Assim, todas as mulheres adultas se pretendam engravidar devem controlar as suas infeções orais previamente. Nunca se automedique! Consulte o seu médico dentista para que lhe seja prescrita medicação ou efectuados os devidos tratamentos que solucionem a situação dolorosa. Uma infeção oral é mais prejudicial para o bebé que o tratamento dentário. Prefira que as suas consultas sejam de curta duração e no período da manhã, irá sentir-se mais confortável. Muitas mães acreditam que a gravidez enfraqueceu os seus próprios dentes porque há perda de cálcio para o bebé, mas a verdade é que o cálcio está presente nos dentes da mãe de forma estável e cristalina, não estando disponível para a circulação sistémica. A principal fonte de cálcio na formação do feto é proveniente exclusivamente da alimentação materna.

Soraia Oliveira
Médica dentista, prática clínica em odontopediatria e ortodontia.

Cuide da sua saúde oral.

Tenha um sorriso de confiança.

Marcação de Consulta

Após o envio do formulário, será contactado(a) pela nossa equipa para confirmar a disponibilidade e horário. A sua consulta ficará agendada após validação.

Marcação de Consulta

Preencha o formulário

Talvez goste disto

0 Comments