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Criança no dentista.

Escrito por Dra. Carla Alves

23/10/2023

A Importância da Avaliação Precoce em Terapia da Fala: Quando Procurar um Especialista

Intervenção Precoce: Prevenindo Dificuldades de Aprendizagem
Desde o nascimento, a capacidade de comunicação é um pilar fundamental no desenvolvimento infantil. A intervenção precoce em terapia da fala desempenha um papel crucial, não apenas no desenvolvimento da fala, mas também na prevenção de futuras dificuldades de aprendizagem. Mesmo antes de a criança começar a falar, existem indicadores essenciais que podem sinalizar a necessidade de uma avaliação por um terapeuta da fala.

Reconhecendo Sinais de Alerta no Desenvolvimento da Fala e Comunicação
A observação atenta dos pais é fundamental para identificar sinais precoces de dificuldades na comunicação e linguagem, tanto oral quanto escrita. Alterações na articulação, fluência, voz, audição, e motricidade oro-facial são alguns dos aspectos a serem observados. A avaliação por um terapeuta da fala é essencial para maximizar as competências linguísticas e comunicativas da criança.

O Desafio de Identificar Necessidades em Diferentes Faixas Etárias
A identificação de necessidades em terapia da fala pode ser um desafio, principalmente devido à diversidade de desenvolvimento em cada faixa etária. Muitos pais não estão alertas para dificuldades de linguagem até cerca dos dois anos de idade, período após o qual as dúvidas começam a surgir. Assim, é crucial conhecer os sinais de alerta específicos para cada faixa etária, permitindo uma avaliação mais detalhada e oportuna.

Sinais de Alerta de 0 a 6 Meses
Nesta fase inicial, é importante observar se o bebê reage a sons, sorri ou estabelece contacto ocular. A falta dessas reações pode indicar a necessidade de uma avaliação especializada.

Sinais de Alerta de 6 a 12 Meses
Entre os 6 e os 12 meses, a ausência de emissão de sons, como “mamama” ou “bababa”, a falta de reação ao nome da criança, ou a ausência de reação a sons familiares são indicativos importantes.

Sinais de Alerta de 12 a 18 Meses
Nesta etapa, é essencial que a criança brinque, produza monossílabos e reaja ao interlocutor, sorrindo ou olhando durante a brincadeira. A imitação também é um sinal relevante a ser observado.

Sinais de Alerta de 18 a 24 Meses
A compreensão de instruções simples e um vocabulário de pelo menos 4 a 6 palavras são esperados nesta fase. A ausência dessas habilidades pode indicar a necessidade de avaliação.

Sinais de Alerta de 2 a 3 Anos
A capacidade de construir frases simples, questionar, e um vocabulário expandido são cruciais. A preferência por gestos em detrimento de palavras também é um sinal de alerta.

Sinais de Alerta de 3 a 4 Anos
Nesta faixa etária, é importante que a criança consiga produzir frases simples, nomear objetos e compreender ordens simples. A fala deve ser inteligível para pessoas fora do círculo familiar.

Sinais de Alerta de 5 a 6 Anos
Alterações na articulação correta das palavras, uso de frases mal estruturadas, discurso incoerente e dificuldade em manter tópicos de conversa são sinais importantes. A dificuldade em discriminar sons da fala também deve ser observada.

Conclusão: Agindo com Atenção e Prevenção
Cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento, mas estar atento aos sinais de alerta e procurar uma avaliação especializada em terapia da fala é essencial. Se seu filho apresenta algum destes sinais, não hesite em buscar uma avaliação profissional. A intervenção precoce pode fazer toda a diferença no desenvolvimento saudável da comunicação e linguagem da criança.

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