fbpx

Sedação consciente

Sedação consciente: saiba o que é

A sedação consciente permite ultrapassar a dor que muitas pessoas, particularmente as crianças, associam a uma ida ao dentista. Saiba como.

 

Quais são as vantagens da sedação consciente?

A sedação consciente tem várias vantagens:

  • Pode ser usada em quase todos os procedimentos clínicos de medicina dentária;
  • Tem um efeito rápido, com um pico máximo que ocorre cerca de 3 minutos depois da inalação;
  • É segura e o médico dentista pode alterar o nível de sedação a qualquer altura;
  • recuperação é rápida, cerca de 10 minutos são suficientes para que o fármaco seja eliminado do organismo, o que permite retomar as atividades normais pouco tempo depois de um procedimento dentário.

Quais são as limitações da sedação consciente?

A única limitação da sedação consciente é o facto de não poder ser realizada quando, por qualquer razão, o nariz está obstruído, uma vez que é feita por inalação.

 

Se costuma ficar ansioso quando vai ao dentista, ou se o seu filho não consegue colaborar no tratamento dentário, agora já conhece uma técnica que lhe vai permitir realizar os tratamentos com segurança e sem ansiedade.

O que é a sedação consciente?

A sedação consciente é uma técnica não invasiva e segura que é muito usada em medicina dentária, tanto em adultos como em crianças. Envolve a inalação de um gás, o protóxido de azoto (também conhecido como óxido nitroso), através de uma máscara nasal.

Após a inalação, os doentes mantêm-se acordados, calmos e conseguem cooperar no que for necessário para realizar os tratamentos pretendidos.

Quem pode necessitar de sedação consciente?

Para muitas pessoas, a expectativa de dor perante a possibilidade de terem de realizar um procedimento dentário dá origem a medo e/ou ansiedade que, frequentemente, interferem, ou mesmo impedem, os tratamentos dentários de que precisam.

É nestes casos, que a sedação consciente é particularmente vantajosa pois permite realizar os procedimentos com os doentes acordados, tranquilos e cooperantes no que for necessário.

Quem pode realizar sedação consciente?

Esta sedação consciente é muito usada em crianças que não conseguem colaborar no tratamento dentário.

No entanto, pode ser aplicada em praticamente todas as pessoas, exceto em casos como, por exemplo:

  • Grávidas no primeiro trimestre;
  • Pneumotórax;
  • Enfisema pulmonar subcutâneo;
  • Traumatismo crânio-encefálico.

Por esse motivo, a sedação consciente apenas é aplicada depois de uma avaliação da história clínica, realizada numa primeira consulta.