fbpx

BOCA ALEGRE KIDS

Tratamentos

”Nunca ninguém conseguirá ir ao fundo de um riso de criança.”

Vitor Hugo

Invisalign First

Invisalign First: este aparelho dentário invisível está agora disponível a crianças partir dos 6 anos

Invisalign First é um sistema de correção ortodôntica que alinha os dentes através da utilização pelo paciente de um molde dentário transparente totalmente adaptado aos dentes do paciente e à fase em que estão no tratamento.

Myobrace

DENTES TORTOS SÃO SINAL DE ALGUM PROBLEMA DE DESENVOLVIMENTO

A respiração oral e os hábitos incorretos de deglutição impedem o desenvolvimento correto dos dentes, maxilares e face de uma criança.

A avaliação precoce e tratamento podem prevenir a necessidade de tratamento ortodôntico com extrações e aparelhos ortodônticos.

Medicina dentária dos miúdos

Quanto mais cedo se começa a higiene dos dentes, menor é a possibilidade de se desenvolver esta patologia cárie.

Os pais deverão ser os responsáveis pela higiene dentária até que a criança tenha destreza motora suficiente para escovar os dentes.

Alcançada a autonomia para realizar esta tarefa a partir dos 7-10 anos (dependendo de cada criança), até à adolescência é recomendada a supervisão parental na escovagem da noite.

Sedação Consciente

A sedação consciente é uma técnica não invasiva e segura que é muito usada em medicina dentária, tanto em adultos como em crianças. Envolve a inalação de um gás, o protóxido de azoto (também conhecido como óxido nitroso), através de uma máscara nasal.

Após a inalação, os doentes mantêm-se acordados, calmos e conseguem cooperar no que for necessário para realizar os tratamentos pretendidos. 

Tratamentos

Atendimento de bebés

A primeira consulta da criança deve ser realizada no primeiro ano de vida do bebé. Esta consulta permite estabelecer um plano de prevenção de saúde oral e informar os pais dos hábitos que podem influenciar negativamente os futuros dentes do bebe.

Nesta fase, os bebés podem desenvolver cárie, gengivas inflamadas e problemas de mordida! Tudo isto pode ser prevenido e evitado com uma primeira consulta com médico dentista especializado em crianças.

As crianças que realizam consultas preventivas desde os primeiros anos de vida minimizam os gastos e ansiedade referente a tratamentos dentários na infância e fase adulta.

A consulta preventiva dura cerca de 60 minutos de forma a que a odontopediatra possa conversar com os pais sobre tudo o que se refere à saúde oral do seu filho. Na Boca Alegre os pais entendem a real filosofia de prevenção, fazendo parte da consciência que o mais importante são os hábitos diários praticados no ambiente familiar.

A escovagem dos dentes do bebe

Após nascimento do primeiro dente do bebe, em media aos 6 meses de idade, os pais devem ser instruídos sobre como prevenir cárie e gengivite, numa consulta detalhada preparada por médico especializado.

O meu filho ainda usa chupeta: E agora?

Não entre em pânico, mas procure orientações adequadas para que este assunto tão delicado deva ser avaliado com médico especialista.

O meu bebe pode comer açúcar?

Embora todos tenham consciência dos perigos dos açucares, este é um tema a ser discutido com médico especializado de forma a ser compreendido como inserir ou mesmo aceitar o uso de carbohidratos sem aumentar o risco de doenças sistémicas (diabetes e obesidade) e caries dentarias. A OMS indica evitar a oferta de açucares refinados de qualquer género até aos 2 anos de idade.

Como se vais comportar o bebe na consulta?

É importante que os pais escolham equipa adequada e confiem nela para o tratamento do bebé. O comportamento de bebes é de imaturidade ao simples exame clínico ou mesmo durante o tratamento. A nossa equipa terá todo o cuidado e carinho para esclarecer todas as dúvidas dos pais e acompanhar o bebé.

Atendimento infanto-juvenil

Uma boa saúde oral garante desenvolvimento adequado às crianças e adolescentes.

A distração das crianças durante a consulta melhora muito o seu comportamento com o odontopediatra. Por isso os nossos consultórios têm uma televisão no teto que permite que a criança escolha os seus desenhos animados favoritos ou série para assistir enquanto é efetuada a sua consulta.

Antes ou após o atendimento, toda a família pode ter um momento de descontração e alimentação. Temos disponíveis pelos lanches como iogurte, gelatina, chá e café para pais e acompanhantes.

As crianças – após os 3 anos de idade

A partir dos 3 ou 4 anos de idade, as crianças passam a comportar-se como “adultos”. A maturidade está mais próxima e os exames e tratamentos costumam ser tranquilos. O mais importante é que os pais escolham adequadamente a equipa que cuidará dos seus filhos.

Consulta dentaria na adolescência

Os adolescentes necessitam de muito estudo para serem tratados de forma correta. As hormonas tornam-se responsáveis por alterações nos dentes, gengivas e psicológicas. A nossa equipa está preparada para todas essas alterações bem como tratamentos específicos nessa faixa etária (uso de aparelhos, avaliação de dentes do siso, estético, entre outros) .

Ortopedia e Ortodontia

Desde os 3 anos de idade até ao final da adolescência é fundamental que escolha uma equipa capaz de observar e intervir nestas duas especialidades que promovem conforto, crescimento e estabilidade dentária.

Hábitos como a chupeta e sucção do dedo de forma prolongada são os maiores causadores de alterações ósseas na infância. Além disso, muitas crianças respiram pela boca, e este tipo de respiração agrava estes efeitos.

Logo que alguma alteração seja detetada deve ser corrigida com o uso de aparelho enquanto houver ainda dentes de leite já que o osso é que será prejudicado durante o crescimento.

Podemos utilizar aparelhos removíveis ou fixos nesta fase de crescimento e as alterações são corrigidas em harmonia com o crescimento da criança. Caso os dentes definitivos cresçam na boca com o osso deformado por hábitos, eles não se irão encaixar corretamente e novos problemas inclusive na mastigação serão desenvolvidos.

Saúde oral na gravidez

A gravidez é um período único na vida de uma mulher que deve ser vivido com enorme responsabilidade, pois todas as atitudes da grávida são refletidas no seu feto.

Um dos diferenciais da Boca Alegre é o atendimento de grávidas, pois, para nós, a saúde oral do bebé começa ainda na gravidez. Há provas que a infeção gengival da grávida se dissemina e pode estar associada ao parto prematuro, mas principalmente à diminuição da qualidade de vida da grávida.

Com o aumento do nível das hormonas progesterona e estrogénio, as gengivas ficam mais frágeis e vulneráveis a inflamação e sangramento. Se não forem tratadas, podem evoluir para periodontite, uma infeção que leva a perda de osso e de dentes.

Muito frequentemente as gravidas apresentam náuseas e vómitos, o que pode causar erosão dentária ou mesmo dificultar a higiene oral diária e propiciar caries dentárias, principalmente se a alimentação não for equilibrada.

Visitar o médico dentista para prevenir e resolver lesões de carie, inflamação gengival ou infeções periodontais que são fatores de risco para complicações obstétricas, garante conforto e saúde para a mãe e o bebé.

Receba as últimas notícias!
Adira à nossa newsletter.

[mc4wp_form id=”192″]