fbpx

Myobrace

Dentes tortos são sinal de algum problema de desenvolvimento

A respiração oral e os hábitos incorretos de deglutição impedem o desenvolvimento correto dos dentes, maxilares e face de uma criança.

A avaliação precoce e tratamento podem prevenir a necessidade de tratamento ortodôntico com extrações e aparelhos ortodônticos.

A maioria das crianças agora tem dentes tortos, que é evidente entre os três e cinco anos de idade e é frequentemente atribuída a fatores hereditários.

No entanto, pesquisas atuais apontam para outras causas que estão a restringir o desenvolvimento natural.

Os dentes não se tornam tortos por acaso e as evidências atuais revelam que a maioria dos problemas ortodônticos é o resultado do desenvolvimento incorreto dos maxilares. Este desenvolvimento restrito, que pode ser detetado em qualquer idade precoce, limita o espaço em qualquer idade precoce, limita o espaço disponível para dentes em erupção.

As crianças acima têm apenas quatro e cinco anos de idade e já é notório os dentes mal posicionados. Consequentemente, não haverá espaço suficiente para que todos os dentes permanentes se alinhem corretamente com um “sorriso gengival” indicando que as mandíbulas estão a crescer para baixo e negras, o que resultará em num desenvolvimento facial incorreto.

Muitas vezes a ortodontia convencional negligencia estas causas e só se concentra em forçar os dentes a serem mais retos. A falta de espaço suficiente levou à prática comum de extração de dentes, o que pode resultar em um perfil facial afundado e, com o tempo, o surgimento do envelhecimento é mais do que o esperado.

Essa abordagem prejudicial também leva, muitas vezes, a recidivas de apinhamento dentário.

Os efeitos da respiração oral e da deglutição reversa no crescimento mandibular e facial

Se uma criança respirar pela boca durante o dia e enquanto dorme à noite, a língua cai para o fundo da boca, o que resulta em problemas de desenvolvimento dos maxilares.

Isto significa que não há espaço suficiente para os dentes definitivos nascerem. Afeta não apenas o crescimento dos maxilares e rosto, mas também a respiração da criança.

Surge assim a necessidade de uma avaliação precoce dos sinais de um mau desenvolvimento dos maxilares, que não é apenas um problema ortodôntico que poderá ser tratado mais tarde quando a criança estiver totalmente crescida.

Uma criança pequena que respire pela boca não vai desenvolver os maxilares e face corretamente.

Observe o seu filho a dormir, pois este é o primeiro sinal da Respiração Desordenada do Sono (RDS). A respiração pela boca e a deglutição incorreta restringem o crescimento natural da mandíbula para a frente e a posição correta dos dentes definitivos que estão a nascer.

O resultado são ossos muito pequenos, onde não há espaço suficiente para os dentes e que irão afetar todo o desenvolvimento do rosto da criança.

Desenvolvimento facial

Crescimento restrito da mandíbula

Mandíbula estreita e dentes apinhados

Limitações de aparelhos ortodônticos:

eles não tratam o problema

Porquê não colocar apenas aparelhos fixos quando todos os dentes permanentes estão em boca?

Ortodontia com aparelho fixo é usado há décadas para endireitar os dentes no início da adolescência, no entanto, existem agora desvantagens os:

Esmalte danificado

Quando os aparelhos fixos são colados é mais difícil de higienizar os dentes. Podem surgir lesões de manchas brancas caso a higiene não seja criteriosa.

Recidiva

Há sempre alguma probabilidade de os dentes se movimentarem após o tratamento com aparelho fixo. Para evitar este acontecimento, os aparelhos de contenção devem ser bem utilizados.

Contenção permanente

Recomenda-se após TODO o tratamento ortodôntico, mas ainda não garante que os dentes permaneçam na sua posição.

MYOBRACE

Uma alternativa ao aparelho fixo

Aparelhos removíveis, como o Myobrace, são muito confortáveis por serem utilizados de forma intermitente. Embora o Sistema Myobrace ainda possa ser combinado com aparelhos de braquetes, eles são necessários em menos casos e são ajustados por um tempo muito menor com forças mais leves.

O que causa problemas ortodônticos?

Era costume acreditar na história de que dentes apinhados, desenvolvimento incorreto da mandíbula e outros problemas ortodônticos era devido a fatores hereditários – dentes grandes em ossos pequenos.

Hoje já se reconhece que os dentes nascem em posição incorreta em grande parte por causa de maus hábitos orais.

Por exemplo, a língua desempenha um papel crucial no posicionamento dos dentes, pois são necessários apenas 1,7 gramas de força para movimentar um dente e a língua pode exercer até 500 gramas de força sozinha.

Hábitos miofuncionais

Respiração

Quando uma criança respira pela boca, os maxilares tornam-se estreitos e desenvolvem-se para baixo, em vez de para a frente. Isso significa que não há espaço suficiente para os dentes e o rosto pode se tornar comprido e estreito.

Posição da língua

A posição de Repouso da Língua determina a forma e o tamanho a maxila e deve sempre ficar no céu da boca. Se a criança habitualmente estiver com a língua em baixo, os dentes superiores não terão espaço suficiente e os inferiores serão forçados para trás e para baixo.

Deglutição

Um padrão de deglutição incorreto ocorre quando a língua empurra para frente e os lábios empurram para trás. Este hábito restringe o crescimento dos maxilares.

Função dos lábios

Se os lábios estiverem com musculo fraco ou controlo incorreto dos lábios e bochechas podem dificultar que a criança feche os lábios e aumente a força muscular ao engolir. Esses hábitos labiais incorretos fazem com que os dentes inferiores fiquem tortos e restrinjam o crescimento correto dos maxilares para a frente.

Myobrace corrige maus hábitos orais

A ortodontia miofuncional com o Sistema Myobrace avalia e trata primeiro as causas subjacentes, desenvolvendo os maxilares no seu tamanho e forma correta e de seguida alinha corretamente os dentes.

Tratamento com o Sistema Myobrace

O que é o Sistema Myobrace?

O Myobrace é uma série de aparelhos intraorais que são usados durante uma hora por dia e durante a noite enquanto as crianças dormem. Os aparelhos são usados dependendo da idade da criança.

O que o Moybrace faz:
  • Corrige os maus hábitos orais;
  • Desenvolve e alinha as maxilares;
  • Alinha os dentes;
  • Otimiza o desenvolvimento facial;
  • Melhora a saúde geral;
  • Promove a alimentação saudável.
Como é que é possível isso acontecer?

Ajudando a criança:

  • A respirar pelo nariz;
  • Colocar a língua no céu da boca;
  • Engolir de forma correta;
  • Manter os lábios fechados.

O tratamento com Myobrace é focado na correção dos maus hábitos orais, que são as causas principais dos problemas ortodônticos.

O Myobrace é projetado para lidar com os hábitos miofuncionais incorretos, ensinando as crianças a respirar pelo nariz, a repousar a língua corretamente no céu da boca e a continuar a alargar os maxilares para que cresçam até o tamanho adequado. Consegue o espaço suficiente para os dentes definitivos, permitindo que eles nasçam naturalmente e, muitas vezes, sem a necessidade de outros tratamentos de ortodontia.

Para o Sistema Myobrace resultar é necessário ser usado TODOS OS DIAS durante 1 a 2 horas e durante a noite enquanto estão a dormir.

É fundamental que a criança esteja disponível para corrigir estes maus hábitos e os resultados dependem sempre da colaboração da criança.

Myobrace Atividades

Em conjunto com o aparelho serão treinados exercícios, para que a criança realize em casa todos os dias em conjunto com o uso do aparelho Myobrace.

MYOBRACE

O objetivo do Sistema Myobrace é obter o desenvolvimento natural dos maxilares e dentes.

Geralmente no final do tratamento com o Myobrace é alcançado o alinhamento dentário.

Por vezes, devido à pouca colaboração ou em casos mais complexos ou com crianças mais velhas, o alinhamento dos dentes pode não ser tão satisfatório. Nestes casos, os aparelhos fixos podem ser usados por um curto período de tempo para finalizar o alinhamento dos dentes.

No entanto, os aparelhos fixos não corrigem a respiração, a deglutição ou a função da língua e dos lábios.

Myobrace: tratamento e atividades

T1 Correção dos hábitos

T2 Expansão do arco

T3 Alinhamento dos dentes

T4 Retenção

O tratamento com Myobrace inicia com a correção dos hábitos e funciona através de uma série de três ou mais aparelhos para corrigir as causas dos problemas ortodônticos e alinhar os dentes à medida que crescem na boca.

O tratamento começa assim que os maus hábitos miofuncionais são detetados.

O Sistema Myobrace requer o esforço máximo por parte da criança. Além de usar o Myobrace diariamente, num mínimo de 1-2 horas e durante a noite enquanto dorme, o seu médico irá recomendar uma série de exercícios miofuncionais.

Estes exercícios são realizados diariamente entre 2-4 minutos em conjunto com o uso do Myobrace.

Os exercicios serão iniciados 4 semanas depois de iniciarem o tratamento. Os exercícios começam com exercícios respiratórios e terminam com o fortalecimento labial. Todo o exercício está ligado, o que significa que a ordem e a ênfase podem variar de acordo com a necessidade da criança e com o progresso do tratamento. É muito importante que o seu filho entenda que ele tem a maior influência no resultado do tratamento e nos objetivos que ele precisa alcançar durante o tratamento.

Este esforço extra pode produzir resultados extraordinários. A falta de colaboração por parte da criança pode, infelizmente, não obter os resultados esperados.
Tudo isto será explicado à criança durante as consultas e numa uma série de vídeos interativos.

Respirar pelo nariz

Língua na posição de repouso

Engolir correctamente

Lábios fechados

Dieta e nutrição: tratando as causas

Na década de 1930, o Dr. Weston A. Price, um dentista dos EUA, viajou pelo mundo para descobrir as causas da cárie dentária, que afetava quase todas as crianças na América do Norte. Ele estudou numerosas populações que mudaram as suas dietas primitivas para a “dieta moderna” da época.

As populações nas suas dietas tradicionais não tinham nenhuma cárie dentária e as mesmas populações introduzidas na “dieta moderna” tinham cáries em abundância. Ele também observou que a próxima geração teve menor desenvolvimento dos maxilares e dentes tortos. Ele justificou esse fenómeno tanto à dureza da comida e ao seu valor nutricional sendo 10 vezes menor, quanto à respiração oral causada por alergias e uso de biberão. Portanto, as lesões de cárie dentária e problemas ortodônticos tem forte associação à “dieta moderna”.

Nutrição e programa das cáries dentárias

O Sistema Myobrace também fornece vídeos que explicam à criança a necessidade de uma boa dieta para evitar as cáries dentárias, melhorar o desenvolvimento dos maxilares e o crescimento dos dentes naturalmente.

Nos nossos dias, esta informação é de extrema importância: temos a cárie dentária em ascensão devido ao alto nível de açúcar adicionado na farinha processada e ao alto nível de consumo de alimentos “vazios nutricionalmente”. Para obter melhores resultados do tratamento com o Myobrace, iremos promover uma dieta equilibrada e saudável a todas as crianças.

Objetivos do tratamento Myobrace

Respirar pelo nariz

Língua no sítio correto

Não haver movimento de lábios ao engolir

Lábios juntos

Bom desenvolvimento facial

Mandíbula correta

Dentes alinhados

Sem retenções (se possível)

Mínimo ou não uso de braquetes

Boa dieta para uma vida saudável

Nem sempre é possível alcançar todos estes objetivos. O sucesso do tratamento depende da adesão da criança e da sua capacidade biológica para mudar hábitos e padrão de crescimento.

Hábitos de conformidade do paciente para eficácia do tratamento
  1. Usar o Myobrace todos os dias 1 a 2 horas e enquanto dorme, à noite;
  2. O uso regular do aparelho é essencial para o sucesso do tratamento;
  3. Myobrace tem que ficar em boca toda a noite;
  4. Completar pelo menos uma atividade myobrace, todos os dias;
  5. Manter a boca fechada quando não está a comer ou a falar;
  6. A língua tem que estar na posição de repouso;
  7. Visitar o médico dentista que acompanha o tratamento;
  8. Uma dieta equilibrada para uma ótima saúde geral.

Avaliar o seu filho

Há mais de 27 anos, o Dr. Chris Farrell fundou a Myofunctional Research Co. e descobriu as verdadeiras causas dos problemas ortodônticos nas crianças.

Isto foi baseado nas descobertas de muitos ortodontistas nos últimos 100 anos; como o Dr. Edward Angle, o Dr. Rolf Frankel, o Dr. Thomas Graber e o Dr. John Mew. Ele também descobriu, a partir das publicações de um medico dentista, Dr. Weston A Price, que a maior parte do problema se devia às nossas dietas modernas, que têm menos nutrientes, mais açúcar e requerem menos energia para mastigar.

Ele desenvolveu uma avaliação de 10 pontos que permite que todas as crianças sejam examinadas, o mais cedo possível, quanto aos sinais das principais causas de fraco desenvolvimento dos ossos da face.

A avaliação examina o modo como a criança respira, a sua postura, a boca e a posição da língua, além da forma como engolem. Estes são chamados de hábitos miofuncionais e afetam o desenvolvimento dos maxilares.

Corrigir os maus hábitos miofuncionais permite que as crianças cresçam mais saudáveis e vivam um estilo de vida saudável mais tarde na idade adulta.

Avaliação:O que devemos avaliar? Observe o seu filho.

Quanto mais cedo alguma deformidade for detetada mais fácil será o seu tratamento

  • Dentes mal posicionados;
  • Forma estreitas dos arcos dentários;
  • Pouco desenvolvimento da face;
  • Hábitos de roer unhas, chuchar no dedo;
  • Respiração pela boca;
  • Má postura;
  • Má posição da língua;
  • Má postura dos lábios e a sua função;

Registo de tratamento

Para avaliar adequadamente a criança, o médico responsável irá realizar um estudo ortodôntico com modelos de estudo, fotografias, raios-X e vídeos dos dentes, face e postura.

Como começar

1. Visite o site www.myobrace.com;
2.Observe o seu filho;
3. Marque uma consulta com o médico dentista especializado em Myobrace;
4. Realizar estudo ortodôntico com médico dentista especializado em Myobrace ;
5. Ter um plano de tratamento completo junto do seu médico dentista;
6. Totalmente avaliado o compromisso para a sua criança e para si;
7. Relembrar: Aparelhos fixos não corrigem os maus hábitos orais que causam os dentes tortos;
8.Começar o tratamento assim que o problema seja reconhecido – quanto mais cedo melhor (dos 3 aos 15 anos de idade é o ideal).;
9. Estabelecer uma dieta saudável e equilibrada para um óptimo estado de saúde geral

A avaliação precoce e o tratamento podem prevenir a necessidade de tratamento ortodôntico com aparelhos fixos e extrações.

Questões frequentes

Quanto tempo dura o tratamento?

É altamente dependente da adesão da criança ao tratamento com o Myobrace e da sua capacidade biológica de alterar os seus hábitos. O tempo de tratamento sugerido, com uma boa adesão, é geralmente de dois anos, desde que não haja outras preocupações de saúde significativas limitando os resultados do tratamento.

O meu filho irá precisar de usar aparelho fixo depois de terminar o tratamento?

O tratamento pré-ortodontico Myobrace permite o crescimento natural dos dentes e maxilares do seu filho. O tratamento tem por objetivo alinhar naturalmente os dentes em harmonia com o corpo. Os aparelhos fixos por vezes são usados no final do tratamento por um curto período de tempo.

O meu filho não tem muitos dentes definitivos, ainda é muito novo?

A melhor época para começar o tratamento com Myobrace é entre 5 e 10 anos e, portanto, é normal ter apenas alguns dentes definitivos. Como o tratamento com Myobrace atua promovendo o desenvolvimento facial correto e o crescimento dos maxilares eliminando incorretos hábitos orais, os melhores e mais estáveis resultados são frequentemente alcançados enquanto a criança ainda está a crescer.

Quando o tratamento terminar, os dentes irão ficar tortos de novo?

Ao longo do tratamento com Myobrace, o médico dentista irá acompanhar de perto a estabilidade do tratamento. Geralmente, se os problemas miofuncionais forem corrigidos, os dentes vão permanecer na sua posição.

Existe alguns efeitos prejudiciais com o tratamento do Myobrace?

Não existem efeitos prejudiciais descritos com o tratamento Myobrace. Os aparelhos utilizados são flexíveis e exercem forças leves intermitentes que auxiliam na adaptação dos músculos e no modo de respirar.

O tratamento é doloroso?

Não. Durante os primeiros dias, pode haver uma pequena sensibilidade, no entanto, após os primeiros dias de tratamento, esta sensibilidade deve desaparecer.