fbpx
Criança no dentista.

Escrito por Dra. Soraia Oliveira

Médica dentista com prática clínica em ortodontia e odontopediatria. Certificação Invisalign e certificação Myobrace.

13/04/2018

Odontopediatria: O dentista deixou ser de um bicho papão!

A Odontopediatria é a especialidade da medicina dentária que se dedica à manutenção da saúde oral dos bebés, crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

De forma simples, a verdade é que o dentista deixou de ser um bicho-papão pois é possível com formação especializada e experiência clinica tratar crianças de forma especial a lidar com receios, medos e as ansiedades.

Uma ida ao dentista torna-se uma experiência divertida em que os tratamentos são realizados mais precocemente e os índices de saúde oral são melhorados.

Todos os pais devem ter consciência da real importância dos dentes de leite, bem como os problemas dentários que podem ser evitados com a visita ao médico dentista antes de caírem os dentes de leite.

Se um dente de leite tem uma cárie, deve ser tratado?

Uma lesão de cárie num dente de leite causa à criança tanta dor como um dente definitivo, por isso a resposta é SIM! Se esta cárie for muito profunda e chegar à polpa dentária, vulgar “nervo dentário”, além da terrível dor, pode causar uma infeção.

Se esta lesão se mantiver sem qualquer atenção médica, o dente acabará por se danificar completamente e terá de ser extraído. Consoante a idade da criança será avaliada a necessidade de reservar esse espaço para o dente definitivo.

O melhor mantenedor de espaço para o dente definitivo é o dente de leite, por isso quando infelizmente este é perdido precocemente, é importante manter o seu espaço com um dispositivo adequado. Não existe melhor manutenção de espaço que o dente de leite, por isso é fundamental que os pais se preocupem com estes dentes e com a sua higiene e tratamento. Só assim será possível manter a saúde destes dentes até ao momento da troca dos dentes.

Consultas dentárias especializadas em crianças, porquê?

As visitas ao consultório médico têm por objetivo “prevenir” e não apenas “curar”. Estas consultas são agendadas consoante o risco de cárie de cada criança. Será mais agradável que o seu filho se familiarize com os instrumentos dentários, que se sinta confortável e vá ganhando confiança no espaço e nas pessoas que circulam no consultório dentário.

É necessário explicar sempre o que se vai fazer, como e porquê!

Os pais devem ter a responsabilidade de educar os filhos para que não adotem o preconceito de muitas crianças que acreditam que o dentista é uma espécie de monstro que os vai magoar.

As crianças que vão às consultas para revisões periódicas desde pequenas, convertem-se em excelentes pacientes no momento dos tratamentos, já que adquiriram a confiança no medico dentista e estão dispostos a colaborar.

No entanto, quando chegam pela primeira vez obrigados por uma dor de dente de cárie ou infeção, tudo se complica. E é neste ponto, que algumas crianças adquirem trauma ao médico dentista porque simplesmente não estão preparados para lidar com aromas, sons e instrumentos aos quais não foram ainda apresentados.

Ajude o seu filho a sentir-se mais seguro!

Ter medo é uma reação absolutamente normal em algumas crianças, porque estão num lugar desconhecido, rodeados de instrumentos e ruídos diferentes.

Leve o seu filho regularmente as consultas dentárias, pois as crianças que só vão ao dentista quando têm alguma dor rapidamente associam a ida ao consultório como uma má notícia.

O seu filho copia o seu comportamento. Assim sendo, transmita sempre o máximo de conforto e confiança!

Pode consultar o artigo original em: https://demaeparamae.pt/artigos/odontopediatria-dentista-deixou-ser-bicho-papao

Soraia Oliveira

Médica dentista, prática clínica em odontopediatria e ortodontia.

Cuide da sua saúde oral.

Tenha um sorriso de confiança.

Marcação de Consulta

Após o envio do formulário, será contactado(a) pela nossa equipa para confirmar a disponibilidade e horário. A sua consulta ficará agendada após validação.

Marcação de Consulta

Preencha o formulário

Talvez goste disto

0 Comments