fbpx
Criança no dentista.

Escrito por Dr. João Riba Nobre

06/04/2022

O que é uma desvitalização dentária?

A Endodontia, vulgarmente conhecida como desvitalização dentária, é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento da polpa dentária e dos tecidos em redor das raízes dentárias. A polpa encontra-se na parte mais interna do dente e é constituída por vasos sanguíneos e estruturas nervosas.

O tratamento endodôntico é um tratamento especializado e envolve várias fases, muitas vezes realizadas em mais do que uma consulta. Numa primeira abordagem é feito um diagnóstico e controlo dos sintomas. Nesta consulta é removido todo o tecido cariado ou restaurado e com recurso a técnicas específicas e a um isolamento absoluto, o tecido pulpar é removido.

No final, os canais radiculares são selados com um material obturador biocompatível que impede uma nova propagação de bactérias. Assim, e dado que os dentes conseguem manter-se em função durante muito tempo com este tratamento, é evitada a extração dos mesmos, preservando-os.

Em que situações é necessária uma desvitalização dentária?

Normalmente, os problemas da polpa têm origem em cáries extensas, traumatismos ou restaurações profundas. Nestas situações o paciente costuma ter dores muito fortes, por vezes intermitentes e com sensibilidade ao frio e/ou ao quente. O tratamento endodôntico está indicado em dentes com cáries profundas que atingem a polpa dentária, fraturas de dentes, traumatismos, dentes que irão ser submetidos a uma reabilitação com coroas cerâmicas, dentes com alteração de cor, bem como outras patologias envolvendo a raiz dos dentes.

Uma desvitalização dentária enfraquece o dente?

Muitas vezes, quando um dente necessita de uma desvitalização, já se encontra à partida mais frágil do que um dente saudável, seja pela grande destruição da estrutura dentária por uma cárie, seja pela presença de uma infeção ativa na ponta da raiz ou pelo envolvimento dos tecidos de suporte como o osso e a gengiva. Para além disso, um dente desvitalizado perde o suprimento sanguíneo e nervoso, fazendo com que o ligamento periodontal, que envolve o dente e funciona como amortecedor durante a mastigação, se torne menos resistente. Deste modo, estes dentes têm uma maior probabilidade de sofrer uma fratura radicular, o que leva muitas vezes à sua extração. De forma a protegermos o dente e o mantermos em boca durante mais anos é essencial que este seja reabilitado com uma restauração cerâmica no final, em vez das convencionais resinas compostas.

É possível ter dor num dente desvitalizado?

Sim. A desvitalização é um tratamento complexo e individualizado. Não existem dois dentes iguais e o sistema de canais radicares varia muito de dente para dente. Por vezes, há canais acessórios ou divisões dos próprios canais principais que são muito difíceis de alcançar. A Endodontia tem avançado muito e hoje em dia as técnicas utilizadas e o recurso a radiografias avançadas, permitem-nos alcançar resultados mais previsíveis.

Nos casos em que as raízes não foram completamente tratadas ou em que há fratura da restauração e as bactérias da cavidade oral entram em contacto com as raízes já tratadas pode haver uma nova contaminação do dente levando a uma infeção ou abcesso e dor. Nestes casos, muitas vezes é possível resolver o problema recorrendo a um retratamento endodôntico ou seja, a uma nova desvitalização, de forma a salvar o dente.

Uma desvitalização dentária é um tratamento doloroso?

Muitos pacientes sentem ansiedade quanto têm de desvitalizar um dente pois acreditam que é um tratamento doloroso. No entanto, como em qualquer outra intervenção mais invasiva, é feito com recurso a anesteia local. É comum nos dias seguintes à intervenção surgir algum desconforto e nesses casos podem controlar-se os sintomas com recurso a medicação anti-inflamatória e analgésica, devidamente prescrita pelo médico dentista.

Cuide da sua saúde oral.

Tenha um sorriso de confiança.

Marcação de Consulta

Após o envio do formulário, será contactado(a) pela nossa equipa para confirmar a disponibilidade e horário. A sua consulta ficará agendada após validação.

Marcação de Consulta

Preencha o formulário

Talvez goste disto

0 Comments